O terceiro dia de competições no México começou com lindas linhas d´água no lineup, nos bastidores, a WSL enfrentava mais um desafio. O governo da Polinésia Francesa informou a entidade que iria fechar as fronteiras no domingo, em virtude do aumento da variante Delta no arquipélago, com isso, não restou outra opção a não ser cancelar a aquela que seria a última etapa da temporada, Teahupoo.
O cancelamento de Teahupoo pegou todo mundo de surpresa, muita gente que ainda sonhava com uma possível classificação descobriu que estava fora da elite, outros como Gabriel Medina e Filipe Toledo acabaram se dando bem com esse cancelamento, más voltando ao México, a competição afunilou e agora ainda é tudo ou nada para menos de meia dúzia de surfistas que ainda estão vivos na competição, já que, para Gabriel e Ítalo, nada muda.
Ethan Ewing e Morgan Cibilic, australianos que fizeram as maiores médias do dia anterior, sucumbiram diante de Gabriel Medina e Leonardo Fioravanti respectivamente, Gabriel não surfou o seu melhor mas fez uma de suas mágicas apenas para passar a bateria. Ítalo que vem fazendo uma competição impecável surfando na borda, assassinou a mente vencedora de Kelly, impondo ao GOAT um encontro com uma dura realidade. Por mais que o Greatest Of All Time planeje vencer, nos dias atuais, inevitavelmente ele terá que encontrar com um brasileiro, e na hora que isso acontecer a vida dele não será fácil, depois de uma “era” de derrotas acachapantes para Adriano e Gabriel, seus maiores algozes, agora, em seu quinto confronto contra Ítalo, Kelly conheceu sua quinta derrota.
Jeremy que aguardava a chegada de Teahupoo para se despedir em alto estilo, antes mesmo de entrar no mar descobriu que seu gran finale seria nas direitas mexicanas, o francês perdeu para o Conner Coffin e saiu do mar reverenciando em forma de beijos a quem tudo lhe deu, o oceano. Na areia vimos uma imagem linda e reflexiva, Jeremy sendo carregado por Fioravanti, um discípulo, e Kelly, seu mestre, e, quando o mestre resolver parar, quem estará lá? Onde estará Rob Machado, Taylor knox, Taj, Parko, Mick, Adriano, Jeremy? Ninguém de sua geração ou de gerações posteriores estará para carrega-lo, exceto se a WSL transformar sua aposentadoria em um reality show, criando um roteiro para o momento que ele sair do mar, custeando a ida de seus contemporâneos e principais adversários de carreira, em qualquer circunstância, acho tudo muito melancólico.
Quando as quartas de finais começaram, a primeira baixa brasileira da fase foi de Tatiana Weston-Webb, que mesmo parando nas quartas se garantiu entre as cinco finalistas para o WSL Finals. Gabriel Medina abriu as quartas da categoria masculina contra um Deivid Silva que deu uma aula no quesito escolha de ondas, quesito que Gabriel ignorou nessa competição. Medina veio passando baterias pela força, talento e capacidade de transformar uma onda de três pontos em uma nota sete, mas sua escolha de ondas foi de total desacerto desde o primeiro round, DVD fez o contrário, soube achar as ondas com faces mais limpas reformando melhor no inside, o que permitia a ele encontrar seu melhor surfe, soltinho na vala, sem apresentar nenhum peso pelo fato de estar surfando contra o líder, Deivid Silva alcançou melhor nota na elite, um 8.67, que foi fundamental para que ele avançasse pela primeira vez na carreira para uma semifinal, onde vai encontrar o italiano Leonardo Fioravanti, que derrotou Conner Coffin, que no México garantiu sua vaga no WSL Finals.
Ítalo e Mateus entraram no mar para finalizar um longo dia de surfe, ao contrário das outras etapas, no México, onde a onda é um point break de direita, algo bem similar ao seu quintal em Baia Formosa, Ítalo abdicou dos aéreos, fez um bom surfe de borda, atacou os lips com força e muita velocidade, sempre levando sua prancha ao ponto mais crítico das ondas com segurança e confiança, mas tinha um Mateus no meio do caminho, no meio do caminho tinha um Mateus. Ao contrário de Ítalo, o jovem convidado fez dos aéreos seu grande trunfo, surfando de front, Herdy alcançou a melhor nota da competição, 9.27 em um reverse na primeira seção de uma das maiores ondas do dia, onde todos entrariam na borda, com essa nota Mateus finalizou o dia desclassificando o campeão mundial e olímpico, finalizando o ano do último candidato a título mundial ainda vivo na competição, abrindo um capitulo inédito na temporada, a certeza que teremos um novo vencedor de etapa do CT, os semifinalistas Deivid Silva, Leonardo Fioravanti, Jack Robinson e Mateus Herdy ainda não viveram esse momento. Ainda!
Hoje conhecemos os surfistas que estarão no WSL Finals, amanhã, conheceremos um novo vitorioso na elite do surfe mundial.
Aloha!
WSL Finals
Homens: Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Conner Coffin e Morgan Cibilic.
Mulheres: Carissa Moore, Tatiana Weston-Webb, Sally Fitzgibbons, Johanne Defay e Stephanie Gilmore
Comments