top of page
Foto do escritorRedação | Vision Surf |

Mano Ziul, um visionário que revolucionou o surfe.


O surfe perdeu hoje um visionário.

Mano Ziul partiu deixando seu legado para o mundo, ele foi talvez a mais importante pessoa para a popularização do esporte.

Mano Chegou na então ASP na década de 80, sua inquietude revolucionou os procedimentos existentes à época. Mano criou o primeiro e-mail da entidade, à revelia do poderoso chefão à época, aquele que se tornou seu grande fiador nas inovações Al Hunt, depois Mano criou o site, posteriormente o sistema de notas. Naquela época o surfista saia da bateria e recebia o resultado no meio da bateria seguinte, às vezes uma bateria depois.

Mano Ziul com colaboradores - Foto: Robson

Insatisfeito, Mano passou a trabalhar em seu maior legado, com a chegada da internet ele criou o sistema que possibilita você assistir surfe ao vivo sentado na poltrona de sua casa, esse sistema mudou todos os parâmetros do esporte, inclusive os parâmetros comerciais. Antes do sistema de Mano, nós só sabíamos dos resultados das etapas dois meses depois, quando as revistas chegavam às bancas.


Mano Ziul - Arquivo Pessoal

Mano se despede de uma vida inteira dedicada à evolução do surfe, Como diria o poeta, “É tão estranho, os bons morrem antes”. O verdadeiro revolucionário sempre foi guiado por um grande sentimento de generosidade, Mano foi exemplo para uma infinidade de garotos que trabalharam com ele ao longo dos anos, que se transformaram em grandes homens, desde seu sócio Celso até os colaboradores Robson, Buchecha, Krishnan e muitos outros que lhe acompanharam nas aventuras da vida.

No YouTube do Surfe em Debate, onde tive a honra de assumir a bancada junto com Giovanni Mancuso em substituição a Klaus Kaiser, tem uma série de entrevistas com Mano, contando toda a história da revolução feita por ele.

As revoluções são a locomotiva da história, na história do surfe essa locomotiva chama-se Mano Ziul.

Obrigado Mano pelo exemplo, pelo legado e pela alegria que transbordava onde você estava.

Descanse em paz!








373 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page