O terceiro dia de competição em Newcastle começou com brasileiro na água, o bicampeão mundial Gabriel Medina abriu os confrontos surfando contra o australiano Connor O´Leary, logo em sua primeira onda o champ anotou um 7.33, nota difícil para aquelas condições, principalmente pelo fato de ser na primeira bateria do dia, apenas comparativamente, no elimination round que contou com um mar bem melhor, só Leonardo Fioravanti conseguiu uma nota superior. Com comportamento diferente na água, Gabriel começou a bateria sem a conhecida guerra de remada pelo pico que ele geralmente trava com seus adversários, porém, o goofy foi matador como sempre, o brasileiro avançou sem dificuldades, observado de perto pelo Andy King, seu técnico na perna australiana.
Em um dos confrontos seguintes, Adriano surfou solto contra Jeremy, em sua melhor onda fez duas manobras fortes de saída finalizando com precisão, a essa altura a conhecida expressão corporal de Jeremy, típica de quando ele não se encontra na água, já denunciava que a derrota era irreversível.
Lembrando vagamente o surfista versátil de tempos atrás, Julian Wilson venceu o confronto de gerações entre australianos, o experiente Julian aproveitou da pouca quilometragem de Jack Robinson, que cometeu uma interferência sem perceber no minuto final, sacramentando assim a vitória de Julian que vinha surfando bem, Julian avançou, Jack ficou, certamente esse erro foi educativo e vai servir ao rookie como aprendizado.
Na sequência entrou no mar a bateria mais esperada do dia, o líder do circuito John John Florence contra um outro rookie, o local Morgan Cibilic. Até o havaiano surfar sua primeira onda nós imaginávamos que o John John jantaria o novato, mas Morgan tratou de desconstruir esse pensamento logo em sua primeira onda, fazendo naquele momento a maior nota do dia, e na sequência a maior nota da competição, o novato Morgan competiu como veterano, mesmo com John John competindo de maneira agressiva, marcando-o sem a prioridade, ele surfou com a tranquilidade que só o profundo conhecimento local lhe permite ter, fez as duas maiores notas do dia e a maior somatória da competição, 17.13, a tranquilidade do garoto parece ter causado um certo desespero em John John, que do meio da bateria em diante começou a errar de maneira excessiva, pouco habitual no surfe do bicampeão, Morgan que não tem nada a ver com isso, sacramentou o esquartejamento do havaiano, imputando a primeira zebra da competição, o guri quebrou o Fantasy do mundo inteiro.
No duelo de goofys, em uma bateria de ondas ruins, Owen fez escolhas melhores e teve uma vitória discreta sobre Miguel.
Ítalo continuou com a estratégia do primeiro dia, pegando uma onda a cada trinta segundos, assim com três minutos de batera ele já tinha uma vantagem consistente sobre o convidado Jackson Baker, se manteve ativo todo o resto da bateria, não dando chance ao local.
Na bateria mais disputada do dia, Jack Freestone vinha desfilando timidamente sua progressividade contra Yago Dora, eles faziam boas trocas de notas mas Freestone se mantinha na liderança, até que nos minutos finais, Yago aplicou um aéreo reverse animal com seu imponente backside, arrancou a maior nota da bateria e avançou direto para o round dos 16, onde vai enfrentar Filipe Toledo, que na bateria seguinte defenestrou o simpático italiano Lonardo Fioravanti, fazendo a segunda maior somatória do dia.
O longo dia de competições terminou com cinco brasileiros entre os dezesseis surfistas vivos no evento, vejam como ficaram os confrontos para o round dos 16.
H-01 | Gabriel Medina X Frederico Morais
H-02 | Adriano de Souza X Julian Wilson
H-03 | Morgan Cibilic X Wade Carmichael
H-04 | Ryan Callinan X Owen Wright
H-05 | Italo Ferreira X Griffin Colapinto
H-06 | Kanoa Igarashi X Deivid Silva
H-07 | Jordy Smith X Conner Coffin
H-08 | Yago Dora X Filipe Toledo
Com a derrota precoce de John John, muito provavelmente Newcastle fará o novo líder da temporada, Gabriel Medina e Ítalo Ferreira são inegavelmente os candidatos mais prováveis para surfar com a lycra amarela em Narrabeen, embora seja pouco provável, Jordy também pode .
A Próxima chamada em Newcastle será quinta aqui no Brasil às 17:30, sexta para eles na Austrália, fiquem atentos, é possível que o próximo dia de evento seja o dia final.
Aloha!
Comments