O surf brasileiro vai renascendo com todas as suas forças, nesse momento tudo é novo, nova pessoas, novos padrões de competição, novas empresas apoiando o esporte e novas ondas dão ao surf um novo leque de possibilidades, além de Sergipe, Alagoas, Espirito Santo e Paraná voltarem a rota do surf nacional, às piscinas de ondas, que viraram realidade em todo o mundo com as mais diferentes tecnologias, chegaram com força total ao Brasil, e, esse processo é irreversível. A mais esperada piscina de ondas a ser instalada em solo brasileiro, já tem data marcada para encaixar o swell na bancada, a Surfland Brasil vai quebrar suas primeiras séries de água azul e proporcionar um verdadeiro mar de diversão aos sortudos que tiverem a oportunidade de surfar seus diversos tipos de onda, sim, é isso mesmo, você não leu errado, são treze tipos de ondas diferentes, que vão atender a qualquer nível de surf. Gabriel Medina, Lucas Chumbo e o mestre de todos os mestres, Ricardo Bocão, já confirmaram aquela seção de freesurf por lá, mas na verdade, para felicidade geral da nação, o nome que vai comandar o swell, que vai dar dicas de equipamento, que vai coordenar todas as ações na mais esperada piscina de ondas do Brasil, o xerife da bagaça toda, será o meu antigo parceiro no Surf em Debate e grande amigo Giovanni Mancuso, ele será o Diretor de Surf do empreendimento, essa foi uma das grandes notícias a respeito da Surfland para mim, lá na frente vocês entenderão porquê.
Empolgadíssimo, Mancuso me ligou na semana passada para dar a boa notícia, nós ficamos por mais de uma hora ao telefone, ele me explicou todas as nuances dessa pré-abertura e todos os detalhes de cada tipo de onda, com as explicações de Mancuso minha primeira impressão foi de que as ondas azuis eram cheias de segredos, mas na verdade, quando fui ver os vídeos de cada perfil, percebi que eram water lines de pura satisfação.
Mancuso me disse que a data exata para a abertura da piscina é 17 de novembro de 2023, mas se você acha que só os proprietários poderão surfar, você está enganado, a Surfland estará aberta ao público e disponibilizará compra de ingressos, a compra de sessões de surf estará disponível aos proprietários, amigos indicados pelos proprietários e lista de espera, só a partir da abertura do Resort, os proprietários terão acesso à hospedagem e, com prioridade, às sessões de surf.
A Surfland Brasil tem a mais avançada tecnologia, a Wavegarden Cove, uma verdadeira fábrica de sonhos, que gera diferentes tipos de ondas perfeitas, em um sistema de rodízios para todo mundo se divertir.
A onda Bay, é um verdadeiro playground para a criançada, ela é o inicio de tudo, Mancuso potencializou meu desejo de conhecer a Surfland me mandando essa ideia:
“Bah carinha, vou te dizer, se tu quiseres levar tua neta lá para aprender a surfar, vai ter onda para ela”, me disse ele em uma chamada de vídeo com um brilho infinito nos olhos – “a onda Bay é perfeita pra sua guria, é uma onda suave, lenta, na altura do joelho, pensada para os iniciantes, em dois dias ela vai aprender a surfar de maneira rápida e com segurança”, continuou ele enquanto eu visualizava a cena. Mancuso continuava me contando os detalhes de todas as ondas, como um verdadeiro mestre, eu ouvia atento e feliz ao observar sua empolgação, obviamente se eu for reproduzir a conversa fidedignamente, esse texto é quem vai ficar infinito, mas basicamente, vou resumir o turbilhão de informações que meu irmão gaúcho me forneceu sobre as ondas da Surfland.
Waikiki 1 - É a menor onda do REEF, quebra na altura do joelho, recomendada para surfistas que já dominam as ondas da BAY e querem começar a surfar ondas maiores e com mais parede.
Malibu 1 - Na altura da cintura, é uma onda fácil para surfistas que estão aprendendo a dominar o drop e surfam na parede da onda. Muito boa para longboards e funboards, mas pode ser surfada com pranchas pequenas e Fishs. Veja a onda aqui.
Malibu 2 - Com 15 cm a mais que a onda Malibu 1, é ideal para surfistas que querem evoluir o surf na parede da onda, cai muito bem para longboard e funboard. Veja aqui.
Malibu 3- É uma onda que quebra na altura do peito, super divertida, fácil de surfar, proporciona manobras suaves, excelente para ser surfada com uma pranchinha com bastante volume. Veja aqui.
Malibu 4 - É a maior das ondas Malibu, quebra na altura do peito, tem algumas seções rápidas e abertas para boas batidas e rasgadas. Veja aqui.
Turns 1 - É a menor das ondas de manobras, quebra na altura do peito, ideal para surfistas experientes que desejam evoluir seu surf em ondas de velocidade média com várias seções manobráveis.
Turns 2 - É uma onda de tamanho médio, na altura da cabeça, adequada para surfistas que querem treinar manobras como batidas, rasgadas e cutbacks. É mais rápida que a onda Turns 1 e tem uma seção poderosa no final, ideal para finalizações progressivas. Veja aqui.
Barrel 1 - É o menor tubo no menu de ondas tubulares. A onda tem um drop suave seguida de uma seção aberta que permite bons surfistas realizarem até duas manobras antes de entrar na seção de tubo. É excelente para surfistas que querem entubar pela primeira vez e também para quem quiser evoluir o seu posicionamento nos tubos. Veja aqui.
Turns 3 - É uma poderosa onda que permite aos surfistas experientes combinações de manobras com velocidade e aéreos. Tem o maior drop das ondas do menu, acima da altura da cabeça.
Barrel 2 - Oferece um intenso tubo de tamanho médio. Surfistas experientes podem executar de uma a duas manobras antes de entrar na seção de tubos. O tubo termina com uma boa seção de manobra. Veja aqui.
The Beast - A Besta tem um drop vertical seguido de uma parede suave para manobras que se transforma em um tubo forte e perfeito. É uma onda intensa, reservada apenas para surfistas experientes que finaliza com uma parede perfeita para todos os tipos de aéreos. Veja aqui.
The Big Beast - É uma versão maior e mais poderosa da onda The Beast. Possui uma seção suave no drop que leva a uma seção cavada e forte, que se transforma em um tubo muito poderoso. A Big Beast é a onda mais pesada do menu e é reservada apenas para surfistas experientes.
Depois de todas essas explicações eu perguntei: E como eu posso fazer para surfar? Mancuso me respondeu sem gaguejar, demostrando um conhecimento absurdo sobre todas as etapas, o diretor de surf me respondeu – “Baiano, de 17 a 30/07 foi o período de compra exclusivo para os proprietários e início do cadastramento dos amigos indicados por eles” - “de 31/07 a 06/08 vai ser o período de compra exclusiva para os proprietários e também amigos indicados já cadastrados” – “a partir de 07/08 abre o cadastro para o público em geral, no site da surfland. A venda iniciará no dia 31/07/2023”.
Giovanni me disse ainda que vai ter prancha e roupa de borracha para alugar lá, que uma seção de surfe vai durar 50 minutos, nesse tempo dá para pegar entre 10 a 12 ondas, e que a Surfland está pronta para oferecer a possibilidade de não proprietários surfarem na onda, até o resort abrir, depois disso, só comprando uma cota.
Bem, como Diretor de Surf da Surfland Brasil, toda a agenda e calendário da piscina dos sonhos, estará sobre o domino de Giovanni Mancuso, lá no início eu disse que Gabriel Medina, Lucas Chumbo e Bocão já marcaram suas seções com o big boss, não sei para vocês, mas para mim, a melhor notícia que eu tenho para dar, é que Mancuso é meu amigo, quem tem amigo, tem tudo.
Eu tenho um grande apreço pela rotina, mas a vida me ensinou que as coisas inesperadas podem tornar tudo mais agradável, Turns 3, estou ansioso para lhe conhecer, Surfland, em breve nos veremos, Valeu Mancuso.
Aloha!
Comments