Aquilo que nunca foi caso do acaso, e que simplesmente estava escrito nas estrelas aconteceu, tão certo quanto o erro de ser barco a motor e insistir usar os remos, era a certeza que Filipe Toledo mais cedo ou mais tarde venceria o Surf Ranch. O perfil do surfe de Filipe é de longe aquele que em tese mais se encaixa naquela onda, o que faltava acontecer para que isso se tornasse realidade, aconteceu, ele melhorou substancialmente sua esquerda, depois de dois vice campeonatos em competições validas pelo tour, chegou a vez de um dos mais talentosos surfistas de manobras de todos os tempos. Filipe Toledo venceu no Surf Ranch, a onda mais high performance da liga.
Antes de debruçarmos sobre a vitória maiúscula de Filipe, é importante dizer que Yago está chegando, ele e Filipe haviam feito as três maiores notas no primeiro dia de competição, ontem, no último dia, Yago arrancou dos juízes a maior nota do evento, ele anotou 9.73 surfando uma esquerda onde conseguiu retalhar a face da onda desde a base até o lip, aplicando batidas e rasgadas imensas, sempre forçando muito o pé de trás. Nessa onda Yago elevou em muito o conceito do critério “comprometimento”, ao aplicar uma sequência de três aéreos na mesma onda, um na saída, um no meio e o terceiro na finalização, em uma perfeita combinação de comprometimento e inovação. Em três anos de competições no Surf Ranch, nenhum outro surfista ousou se quer tentar tamanha inovação, Yago executou. Em baterias comuns, talvez a pontuação de Yago fosse o suficiente para ele avançar, mas no Surf Ranch, a falta de uma boa direita, não permitiu que ele fosse além, Yago acabou na quinta colocação da etapa.
Adriano de Souza foi outro cara que mesmo sem chegar à final foi um dos grandes protagonistas no Rancho, além do alto nível de surfe apresentado pelo Capitão, ele foi alvo de uma bela homenagem. Todos os surfistas brasileiros surfaram com a lycra de número 13, o número do campeão mundial de 2015, além dos brasileiros, Frederico Morais e Ryan Callinan também surfaram com a lycra do champ, isso tudo na casa de Kelly, que, durante uma entrevista em Rottnest Island foi deselegante ao falar sobre Adriano, ainda que sem querer. Kelly parece ter sentido que pisou na bola, como de costume ele usou suas habilidades pessoais e reverteu toda a situação, assim como fez a vida inteira em suas baterias. Na frente das câmeras o Careca trocou a lycra com Adriano, depois deu uma entrevista onde disse que não teve a intenção de ser deselegante e pediu desculpas a Mineiro e aos que se sentiram ofendidos, Kelly disse ainda que Adriano foi um de seus maiores adversários, devemos reconhecer, o Careca sabe como fazer para sair da combi. A nós só resta dizer, obrigado Mineiro pela dignidade com a qual você tocou sua carreira, obrigado a Ítalo, Gabriel, Filipe, Yago e todos os outros Adrianos pela belíssima homenagem.
Enquanto a troca de afagos acontecia entre Kelly e Mineiro, Tatiana Weston-Webb finalizava a competição com belas performances, parando na terceira colocação, atrás apenas de Carissa Moore e da grande campeã Johanne Defay, Johanne que em 2019 foi a melhor surfista da competição, perdendo o título da etapa para Lakey Peterson, a melhor surfista da final. Assim como em 2019, esse ano Johanne mais uma vez foi a melhor surfista da competição, mas diferente daquele ano, em 2021 ela também foi a melhor surfista da final, desde o primeiro dia a francesa apresentou o melhor nível de surfe entre as meninas, levando para casa o justo troféu de campeã e a vice-liderança do ranking, parabéns Johanne, mon amour.
O tempo é aquilo que de mais sábio a humanidade conhece, é algo que estabelece verdades, como diria o poeta, o tempo é rei e transforma as velhas formas de viver. Quando Gabriel Medina entrou na piscina para fazer a final, Filipe já havia entrado e feito uma primeira volta bem mais ou menos, com duas notas sete, o roteiro dos anos anteriores parecia que iria se repetir. Por ser tão inventivo e parecer tão continuo, Gabriel Medina já entrou para sua primeira volta com ares de campeão, não que ele pensasse assim, mas sua imagem fria semelhante a do predador que sabe que vai pegar a presa, nos passa essa impressão, para confirmar essa ideia, de cara ele fez uma direita cujo a nota era maior do que as duas ondas de Filipe, então ele partiu para a esquerda, lado que ele tem a maior nota do Surf Ranch nesses três anos de competição, parecia certo que Gabriel iria liquidar a fatura logo na primeira volta, e, em uma tentativa de fazer um script completamente diferente das outras ondas, o bicampeão decolou para um aéreo logo no início da onda, em um ponto diferente daqueles que ele costuma aplicar seus voos, em um movimento impreciso o champ conheceu sua primeira queda em uma final no Surf Ranch, essa foi a senha que deu a Filipe oxigênio para mudar a história no Rancho, o tempo e a resignação trazem sabedoria e aprendizado, e Filipe soube lidar com a situação, partindo para executar sua melhor direita na competição, ele desfilava elegantemente sobre a água doce deixando claro a cada manobra que aquela seria suam maior nota, e foi, pela direita ele recebeu 9.67 pontos, só restava ao ubatubense usar a sabedoria imposta pelo tempo para arriscar um pouquinho mais na onda da esquerda. Nos anos anteriores Filipe teve como melhor nota surfando de costas para a onda um 7.70, em sua última onda, surfando de quadriquilha ele anotou um 8.27, equilibrando a balança, vencendo o jogo. Depois de três anos batendo na porta, enfim, aquele que desde o primeiro momento era o principal nome para vencer na piscina, venceu, surfando com a lycra 13, a missão dada virou missão cumprida.
Filipe venceu, se fortaleceu e encostou bem próximo de Ítalo, agora o Brasil ocupa as três primeiras posições no Ranking, com Gabriel, Ítalo e Filipe, Morgan e Griffin fecham o grupo dos cinco primeiros, agora o tour para e só volta em agosto na etapa do México, logo depois das olimpíadas. Ao que tudo indica, a briga para ficar entre os cinco se resumirá a duas vagas, embora apenas Gabriel Medina esteja garantido matematicamente, na pratica, será quase impossível Ítalo e Filipe perderem suas vagas com apenas duas etapas para terminar a corrida.
Agora é hora de pausa para as olimpíadas, em agosto o tour volta com os atletas renovados, com a cabeça em um único objetivo, o WSL Finals.
Até lá!
Comments