top of page
Foto do escritorRedação | Vision Surf |

Campeonato Gaúcho de Surfe retorna em final de semana épico.


Quando decidiu abraçar a Federação Gaúcha de surf, a equipe que está à frente da gestão atual, abraçou um abacaxi gigante. A entidade era dada como inviável (inclusive por mim) e teve a sorte de ter sido “acolhida” por dois “malucos” que não aceitaram esta situação que se arrastava por anos. Fernando Cunha e Evandro Dias Gomes, atuais presidente e vice respectivamente, arregaçaram as mangas e, aos poucos, estão devolvendo para à FGS o orgulho e respeito de toda a comunidade do surfe gaúcho.


Mesmo durante a pandemia, se não era possível realizar eventos, ao menos podiam trabalhar para colocar as contas e a documentação em dia. E isto foi feito. Tanto que a FGS se tornou uma das poucas federações aptas a votar na eleição da CBSurf, o que deve acontecer ainda neste ano.


Neste final de semana que passou, a FGS realizou a primeira etapa do Circuito Gaúcho de Surf 2021 e, pelos relatos que chegaram até mim, foi sucesso absoluto. Até o inverno gaúcho, que bateu recordes de temperaturas baixas neste ano, decidiu dar uma trégua e ofereceu dois dias de temperaturas altas e mar com boas ondas.

Foto Aérea do Evento - Divulgação FGS

Agora fica a torcida para que o trabalho (e os resultados) da equipe gestora da FGS continuem neste ritmo. Já consigo enxergar um futuro brilhante para o surfe gaúcho!


A seguir, o release oficial emitido pela FGS contando sobre esta primeira etapa do Circuito Gaúcho de Surf:


A Federação Gaúcha de Surf – FGS e a Associação de Surfe e Esportes do Município de Xangri-lá – ASEMUX realizaram neste final de semana a 1ª Etapa do Circuito Gaúcho 2021 de Surf Rainha do Mar, apresentada por IAHWEH SURFBOARDS, e patrocinada por PREFEITURA MUNICIPAL DE XANGRI-LÁ, OKDOK, PLANETA SURF, TALLOWS, HLB SKATES, RHYNO FOAM e NANOPOXY PRODUTOS QUÍMICOS.


Área da competição - Divulgação FGS

A competição abriu a corrida pelos pontos do ranking deste ano. Gustavo Borges, atleta de Torres, atual campeão gaúcho, foi o grande vencedor da categoria Open, e recebeu como premiação uma passagem para o Peru. A final da categoria foi toda com atletas radicados em Torres, com Tiago Braga em segundo, Robson Gobbato em terceiro e o peruano Manuel Roncalla em quarto.


Com boas ondas nos dois dias do evento e um domingo com cara de verão, muitas famílias aproveitaram o clima e prestigiaram o espetáculo de surf nas areias de Rainha do Mar, em Xangri-lá. Foram disputadas 13 categorias. Mais de 120 teste Covid-19 foram realizados nos atletas pela Secretaria Municipal, sem nenhum caso positivo detectado. O evento teve 127 inscrições, 61 baterias, 1116 ondas surfadas.


Gustavo Borges - Campeão | Divulgação FGS

O diretor técnico da etapa e ex-campeão gaúcho Carlos “Tuca” Gianotti destacou o excelente nível da competição. “Foram dois dias mágicos, com excelentes ondas e um clima de otimismo pro surf gaúcho”, afirmou.

Já o Presidente da FGS Fernando Cunha promete pelo menos mais 4 etapas ainda neste ano e agradeceu a forte parceria que o evento teve da Asemux e da Prefeitura de Xangri-lá. “Vamos fazer de tudo para atender o nosso principal público: os atletas do surf gaúcho e brasileiro”, garante. Para que isso aconteça, a FGS já abriu a possibilidade de associações e municípios em reservarem datas.


Podio da categoria Open - Divulgação FGS

Confira a classificação em cada categoria:


Open

1º Gustavo Borges / 2º Tiago Braga / 3º Robson Gobbato / 4º Manuel Roncalla


Petiz

1º Lourenco Souza / 2º Pedro Sommer / 3º Bernado Toscani / 4º Clarissa Tasca


Grommets

1º Lourenco Souza / 2º Guilherme Penha / 3º Pedro Sommer /4º Antonio Dessimon


Iniciantes

1º Joao Vitor / 2º Pedro Chanche / 3º Victor Midon / 4º Vitor Nool


Mirim

1º Luan Moreno / 2º Victor Midon / 3º Joao Vitor / 4º Vitor Nool


Junior

1º Kaique Garcia / 2º Victor Midon / 3º Luan Moreno / 4º Luiz Henrique


Master

1º Felipe kita Martins / 2º Ki Fornari / 3º Emerson Peres / 4º Flavio Jardim


Gran Master

1º Ki Fornari / 2º Luciano Fornari / 3º Marcos Fino / 4º Andre Carneiro


Longboard

1º Ricardo Beskow / 2º Cristiano Dias / 3º Alex Figueiro / 4º Marcio Midon


Interna Asemux

1º Bruno Batista / 2º Crystian Mattos / 3º Nothon Porto / 4º Oscar Nos


Feminino

1º Yasmin Dias / 2º Mariana De Bortoli / 3º Luiza Matias / 4º Clara Figueiredo


Body Board Masculino

1º Bernardo Tazioneiro / 2º Leandro Senott / 3º Rafael Fonseca / 4º Cristiano Ramires


Body Board Feminino

1º Pamela Romero / 2º Kayala Carneiro / 3º Paula Miranda / 4º Natalia Pires


Assessoria de Imprensa FGS – Evandro Dias Gomes MTB/RS 8345

evandro@fgsurf.org.br – (51)999146366”




237 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page