Nós surfistas, ao longo do tempo fomos desenvolvendo alguns princípios que culminam em um conjunto de conceitos e atitudes que podem nos definir como pessoas do bem. É verdade, existem pequenas exceções, um dinheirinho desviado aqui, uma ATA fraudulenta ali, e o surfe como instituição vai roubando todas as chances do surfe dentro do mar, mas, exceções à parte, de regra nossos princípios são, preocupação com o meio ambiente, alimentação e hábitos saudáveis, desejo de sucesso ao próximo, preocupação para com o próximo e amizades verdadeiras. Enquanto a maioria das pessoas querem ostentar seus carrões, mansões e bens materiais, ou bem materiais que muitas vezes nem seus são, nós do surfe, temos como conceito máximo de ostentação, um bom dia de surfe com nossos verdadeiros amigos, não sei se estou sendo muito puritano, mas acredito piamente que isso define uma boa parte de nós.
A correria do dia a dia e as dificuldades que a vida nos impõe, nem sempre nos permite ser nossa essência o tempo todo, mas quando somos provocados por um motivo qualquer, sempre damos o nosso melhor. Pois bem, agora é nossa hora.
A Cearense Tita Tavares, ex-top da elite do surfe mundial, tetracampeã brasileira de surfe profissional, lenda do surfe nacional, residente do Titanzinho desde que nasceu, vem passando por momentos difíceis, nos últimos anos ela vem vendo sua casa cair, não de maneira metafórica, e sim literalmente. Ela vem vivendo uma saga que, agora com a pandemia, desemprego e outras pragas, ficou mais difícil de administrar, e nesse momento ela precisa da ajuda de quem pode e também daqueles que, mesmo lidando com suas dificuldades diárias, estão imbuídos de toda carga de bons sentimentos e atos que envolve o surfe.
Rodar o mundo competindo profissionalmente e surfando as melhores ondas, foi um dos sonhos que a menina de origem humilde conseguiu realizar, a realização de um outro sonho, também foi o surfe quem lhe proporcionou. Tita conseguiu construir sua casa própria, na comunidade do Titanzinho em Fortaleza, lugar onde ela nasceu, cresceu, aprendeu a surfar, lapidou seu talento que a levou ao topo do esporte. Fincando ali suas raízes em definitivo.
Titanzinho é uma comunidade na frente do mar, com um dos níveis mais altos de salinização do litoral brasileiro, nesse ambiente Tita construiu uma casa com três pavimentos há cerca de 30 anos, e, desde então o imóvel nunca passou por reparos. Tita parou de competir profissionalmente em 2008, algum tempo depois o imóvel começou a apresentar pequenas avarias, contudo, Tita não conseguia reformar em virtude de sua renda, ela tinha uma renda de apenas um salário mínimo, o tempo foi passando e a situação foi se agravando mais e mais muito rapidamente. Maresia, vento e chuva foram desgastando a construção até o ponto de Tita sentir pequenas balanços no imóvel. Ela diz que chegou a sonhar com a casa desabando com ela dentro, então, a situação chegou ao ponto dela se ver obrigada a pedir uma avaliação estrutural do imóvel junto a defesa civil.
Ao analisar o imóvel a Defesa Civil condenou a casa, confirmou à Tita o risco de desabamento e ordenou que ela saísse da casa imediatamente. Isso aconteceu no ano passado, já em meio a pandemia. A esta altura, Tita já não tinha mais se quer aquela pequena renda de um salário mínimo.
Então, Tita Tavares conseguiu o auxílio de um aluguel social e alugou um imóvel ao lado se sua casa, hoje, esse dinheiro é a única “renda” que ela tem, que dá para pagar apenas seu aluguel, mas ela não sabe dizer ao certo até quando ela terá o direito de recebe-lo. Para pagar despesas como agua, luz, alimentação e etc, ela conta com a ajuda de amigos e com dinheiro ganho de pequenos bicos. Vendo toda essa situação de Tita, uma surfista que inspirou e continua inspirando novas gerações de surfe no Titanzinho e em Fortaleza, o Coletivo Surfistas Negras do Ceará, entrou em cena e promoveu uma rifa para que Tita pudesse demolir o imóvel, o que já aconteceu. Agora, Tita conta com uma vaquinha virtual para conseguir construir um novo imóvel no terreno onde antes era sua casa, um imóvel menor, mas que garanta a ela seu teto de volta.
Quem puder e quiser ajudar a Tita Tavares basta acessar o link da Vaquinha virtual e colaborar com o valor que puder, segue o link abaixo.
A meta da campanha é arrecadar R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), mas ainda está muito longe disso por falta de apoio em meios de divulgação, até agora 12/03/21 a campanha só arrecadou o valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), por isso, em consideração a quem nos representou com dignidade mundo afora, em consideração a uma ex-atleta que está lutando para realizar o sonho de criar sua escolinha de surfe e mudar o futuro de crianças e adolescentes, por uma questão de respeito a quem mudou sua história pelo talento, por meritocracia, se você puder, ajude Tita Tavares a reconstruir seu lar, a união faz a força e juntos somos mais fortes. Ao doar dinheiro para uma causa nobre como essa, você está doando esperança, respeito e dignidade, sabemos que a vida não está fácil para ninguém, mas um pequeno esforço seu pode ser muito para Tita. Doe.
Fica aqui um questionamento: Quando o pais do surfe vai tratar com seriedade o futuro dos atletas e ter políticas serias para ex-atletas?
· Tita é foi a primeira mulher a marcar um 10 em competições do circuito mundial;
· Tita Tavares já foi a quarta melhor surfista do mundo e Bicampeã do WQS.
Comentários